sexta-feira, outubro 21, 2016

Um doce :)


 Ora digam lá se este não é o tempo perfeito para ligar mais vezes o forno ?
Já com dias a pedir mais roupa e até com alguma chuva pelo meio , dias em que sabe bem ficar a pastelar no sofá ao fim de semana , em que os miudos nos pedem uma sobremesa e nós temos que fazer esse sacrificio ... cuf cuf 
Aqui em casa todos adoramos chocolate e com esta receita temos a desculpa perfeita :)

É simples, bastante simples mesmo e muito rápido . Aliás é o bolo que costumo fazer sempre que nos apetece um doce e não tenho muito tempo nem vontade para grandes elaborações :))

Ingredientes :
200gr. de tâmaras sem caroço
0,5 l. de bebida de soja 
200gr. de farinha 
200gr. de chocolate amargo


Na bimby primeiro trituro as tâmaras e junto depois o leite  , marcando 5minutos na  vel.4. , temp. 90ºC
Junto o chocolate partido aos bocados e deixo que amoleça um bocadinho , assim que estiver mais mole volto a triturar por breves segundos .
Adiciono a farinha e volto a mexer por mais uns segundos .
Coloco na forma untada ( tenho usado as de silicone que me poupa esse trabalho  :) ) e coloco no forno pré-aquecido por 20 minutos .


É um bolo que não cresce  e fica meio cru ao meio , mas é mesmo bom !

Beijos e bom fim de semana , 
Carla 



quinta-feira, outubro 20, 2016

Coisa fofa

Pediram-me uns bichinhos para decorar o quarto de uma criança , lembrei-me de lhes mostrar moldes e imagens  destes animais fofinhos . Pelas imagens ficaram tão encantados quanto eu , que não sendo a primeira vez que os fiz senti tal e qual como se fosse .
É engraçado imaginar a reacção das pessoas ao ver o que envio e é dificil não criar expectativas quanto a isso - por isso gosto sempre  que me digam o que acharam da encomenda depois de a receber e olhar bem para ela :)

Acredito que cada peça leva um bocadinho de mim , pelo menos do meu amor e da minha dedicação , e se calhar por isso às vezes sinta saudades daquilo que partiu .






Os moldes para quem estiver interessado em fazer , estão nos maravilhosos livros da Tilda , cada livro tem vários moldes e projetos de costura e é muito dificil não se apaixonar por eles . 


Beijos , Carla 



segunda-feira, outubro 17, 2016

Outubro Rosa [ ou todos os meses do ano ]




Certamente já ouviram falar da campanha Outubro Rosa , não serei eu a vir dar essa novidade , mas acho que a prevenção e o diagnóstico precoce é cada vez mais importante no que diz respeito à cura do cancro - seja da mama , seja qualquer outro tipo de cancro .

Eu vou contar-vos a minha história um bocadinho abreviada , que pouca gente conhece , mas que foi real .

Eu tive um sonho , 
nesse sonho a minha Mãe tocou à minha campainha ,  abri a porta de casa e disse-lhe a rir :
- Ainda bem que vieste , assim podes ir comigo a ... ( nunca mais me lembrei do sitio referido no sonho ! )
E ela respondeu séria :
- Mas tu agora não podes ,  primeiro vais ter que te tratar porque tu tens cancro mas vais ficar boa .
 [ Depois sorriu  -  um sorriso terno e confiante .]

Só que a minha Mãe já  tinha morrido há 14 anos atrás .

 Procurei e pesquisei bastantes informações lógicas para este sonho , o que queria dizer uma pessoa que já não está entre nós nos vir dizer uma coisa destas . Seria um alerta ? Um recado ? ...
Para a psicologia isto não era mais que o meu cérebro a ir buscar memórias vividas com ela , informações essas que eu me recusei a aceitar porque a minha Mãe nunca entrou na minha casa ( ela morreu antes de a termos comprado  ) 
por isso , para mim, isso não fazia qualquer sentido.  
Nunca tive uma imagem dela a entrar a porta para dentro, nem do lado de fora , nem nunca estivemos juntas perto do lugar onde vivo  , logo o meu cérebro nunca ia buscar este tipo de memórias porque nunca as vivi  . 
E assim a resposta que a psicologia me teimava dar estava a deixar-me ainda mais baralhada .

A verdade é que eu já tinha notado que não estava bem fisicamente  , mas depois daquele sonho decidi mesmo fazer exames mais completos e sim , foi-me detectado num orgão o  grau II elevado - quando o grau III é considerado cancro .
O termo que usaram foi um diagnóstico de pré-cancro aos 32 anos de idade , e isso foi o gatilho que me fez querer viver a vida de outra maneira .

Felizmente eu fui a tempo .
Felizmente não passei por quimioterapia nem radioterapia e não sei avaliar o que isso  é .
Felizmente o tratamento e a cirurgia que tive de fazer não foi nada perto de quem passa por um cancro na sua vida .

Felizmente , mesmo indo contra a teoria do psicólogo  que me ouviu eu tenho uma Mãe que não estando fisicamente comigo continua a estar presente dando-me a Vida outra vez .

E por isso acho que é sempre bom (re)lembrar que todos os dias são rosa e todos os meses são Outubro .

Beijos , Carla