sexta-feira, abril 24, 2015

A vida não acontece como nós queremos , nem como nós não queremos ...

Acho graça às pessoas [ bem , vou ser mázinha porque na verdade são as mulheres ] que dizem que quando tiverem filhos as suas estimadas crias não vão fazer isto nem aquilo , não vão ser egoístas e vão saber desde cedo que se deve partilhar os brinquedos , nem tão pouco fazer uma birra escandalizadora no supermercado . E acho graça porquê ?
Porque a vida encarrega-se de lhes ensinar que às vezes estar calado é o melhor remédio porque depois essas mesmas pessoas tornam-se mães e têm filhos como os filhos dos outros  :)

quinta-feira, abril 23, 2015

Método Montessori


De todos os médotos educativos , aquele com que eu mais me identifico é o Montessori , pois este método faz as crianças participarem nas atividades domésticas , cria-lhes autonomia e auto-estima, fomenta a sua independência  e organização e ainda dá-lhes bastante liberdade dentro do seu espaço .

Não conhecia este método logo que o Rodrigo nasceu , mas quando ele fez dois anos e altura em que decidimos em familia que seria mais proveitoso para nós  como familia , se eu ficasse com o Rodrigo em casa , a minha busca pela internet sobre atividades para fazer com ele fez-me descobrir este método e comecei a tentar aplica-lo a partir daquela idade .
Assim a aprendizagem partia sempre dele e não era imposta por mim .Ele escolhia a atividade que queria fazer e as que estava mais disposto a experimentar .
Logo que nasceu o David a tarefa foi facilitada , porque o Rodrigo ajudava e incentivava  bastante o irmão  :)

De tudo o que tenho mais pena de não ter feito é ter decorado o quarto montessoriano - decorei-o de forma tradicional  como a maioria dos mortais - com o berço, muda fraldas , roupeiro e cómoda .  Uma decoração que é pensada nos adultos e não na ou  nas crianças que o vão usar .
Hoje , se pudesse voltar atrás no tempo tenho a certeza que já não a fazia assim . 
Mas assim que me apercebi da diferença para a criança resolvi investir no que podia :
- Fiz um cantinho de leitura com os livros acessíveis e uma cadeira de baloiço infantil ,
- Compramos uma mesa pequena e dois bancos de tamanho infantil onde poderiam pintar, fazer atividades , brincar , etc .
- Coloquei um espelho na parede para que eles se podessem conhecer  :)
- Os quadros e brinquedos eram colocados a uma altura em que eles podessem ter uma visualização adequada .


Um dos principios Montessorianos são as atividades sensoriais e que nem precisamos investir em muitos brinquedos pois o que é pretendido é que cada criança desenvolva e afine o seu senso visual ,tátil , olfativo e até mesmo o gustativo .








Aqui no blog da brasileira Flávia Calina , podem ver como é a decoração de um quarto Montessori e como tudo fica ao alcance  das crianças 


Espero que tenham gostado :)
Beijos , Carla