quarta-feira, outubro 12, 2016

Crianças : Tempo de qualidade ou quantidade ?

Se calhar vou incomodar ou ir contra o pensamento da maioria das pessoas , mas vou dar a minha opinião e a minha experiência pessoal .

No meu caso posso dizer-vos que acho mais importante o tempo em quantidade - não,  não me enganei a escrever !
Há quem defenda o tempo dedicado às crianças em qualidade e até já li alguns artigos em que defendiam que bastava 15 a 20 minutos por dia dedicados exclusivamente à criança para eles ficarem contentes e se sentirem felizes com os pais . 
 Eu própria já me questionei muito sobre isso em tempos atrás , hoje não . 

Hoje acredito que passar mais tempo com a criança , mesmo sem estar sempre a brincar com ela , mesmo sem estar sempre a fazer alguma atividade com ela é mais benéfico do que lhes dedicar aqueles minutos diários em exclusivo . Não sei se me fiz entender , mas muitas vezes só o fato de as nossas crianças saberem que nós estamos ali , que nós os observamos mas os deixamos livres de escolhas lhes dá uma certa autonomia .

Via isso quando o Rodrigo era mais pequeno e eu estava constantemente focada e preocupada em ter alguma coisa para ele fazer , para ele ter memórias de que a mãe brincava muito com ele e fazia experiências giras e interessantes . Ele próprio quando acabava a experiência , perguntava logo : 
- E a seguir  o que vamos fazer , mãe ?
Parecia que ele nunca sabia brincar por ele , que estava sempre à minha espera para se divertir , que sem mim ele ficava perdido . 

Por isso acredito que eles não precisam de estar sempre a fazer experiências novas ou brincadeiras diferentes para se sentirem "entretidos" com os pais . 


Eu por exemplo , tenho imensas recordações da minha Avó e ela nunca se sentava a brincar às bonecas comigo , ou a ajudar-me a fazer os meus cozinhados em loiças de plástico . O que ela sempre me fez foi dar "ferramentas" para o meu desenvolvimento motor . Ela dava-me pequenos retalhos e agulhas quando ela própria queria coser para eu "me entreter" junto dela  , ela dava-me folhas de couve roídas pelos caracois para eu cortar e brincar quando ela própria queria fazer a sopa . Então , ela acabava sempre por interagir comigo e eu com ela sem serem precisos brinquedos ou grandes atividades . Ela contava-me muitas histórias sim - e eu adorava as histórias dela - , mas sempre enquanto fazíamos alguma coisa e nessas alturas conversava-mos sempre . E eu acho que isso é muito importante .

É  claro que também é importante tirar uns minutinhos do nosso dia para lhes ler uma história - no caso dos meus , hoje em dia fazemos ao contrário , são eles que nos lêem a história , ou para montar um puzzle, ou um jogo  , etc . Mas acho que conseguimos ter uma relação com mais cumplicidade se eles souberem que estamos presentes no dia deles  . 

E vocês o que acham ? Que as nossas crianças precisam de tempo de qualidade ou em quantidade ?

Beijos, Carla 






segunda-feira, outubro 10, 2016

Decoração de Outono

Ando à procura de uma decoração gira para a época que estamos , queria uma decoração com cores suaves sem nada de castanhos fortes ou laranjas - tão tipico do Outono - mas que não ía ficar bem na decoração daqui de casa .
A grande inspiração tem sido o Pinterest , aquele enorme "catálogo" de ideias giras e fantabulásticas :)
Confesso que tem sido fácil perder-me em imagens de deixar o queixo caído porque adoro este tipo de decoração .

Separei algumas imagens com ideias que gostei muito , e já que o Verão acabou vou dedicar-me a preparar a casa para os dias mais frios que estão a chegar .
Acho que vou abusar dos cestos de verga espalhados aqui em casa e pintar a ábobora que o meu marido trouxe da horta :)))







[As imagens foram todas "roubadas" do Pinterest ]

Beijos, Carla