Se calhar vou incomodar ou ir contra o pensamento da maioria das pessoas , mas vou dar a minha opinião e a minha experiência pessoal .
No meu caso posso dizer-vos que acho mais importante o tempo em quantidade - não, não me enganei a escrever !
Há quem defenda o tempo dedicado às crianças em qualidade e até já li alguns artigos em que defendiam que bastava 15 a 20 minutos por dia dedicados exclusivamente à criança para eles ficarem contentes e se sentirem felizes com os pais .
Eu própria já me questionei muito sobre isso em tempos atrás , hoje não .
Hoje acredito que passar mais tempo com a criança , mesmo sem estar sempre a brincar com ela , mesmo sem estar sempre a fazer alguma atividade com ela é mais benéfico do que lhes dedicar aqueles minutos diários em exclusivo . Não sei se me fiz entender , mas muitas vezes só o fato de as nossas crianças saberem que nós estamos ali , que nós os observamos mas os deixamos livres de escolhas lhes dá uma certa autonomia .
Via isso quando o Rodrigo era mais pequeno e eu estava constantemente focada e preocupada em ter alguma coisa para ele fazer , para ele ter memórias de que a mãe brincava muito com ele e fazia experiências giras e interessantes . Ele próprio quando acabava a experiência , perguntava logo :
- E a seguir o que vamos fazer , mãe ?
Parecia que ele nunca sabia brincar por ele , que estava sempre à minha espera para se divertir , que sem mim ele ficava perdido .
Por isso acredito que eles não precisam de estar sempre a fazer experiências novas ou brincadeiras diferentes para se sentirem "entretidos" com os pais .
Eu por exemplo , tenho imensas recordações da minha Avó e ela nunca se sentava a brincar às bonecas comigo , ou a ajudar-me a fazer os meus cozinhados em loiças de plástico . O que ela sempre me fez foi dar "ferramentas" para o meu desenvolvimento motor . Ela dava-me pequenos retalhos e agulhas quando ela própria queria coser para eu "me entreter" junto dela , ela dava-me folhas de couve roídas pelos caracois para eu cortar e brincar quando ela própria queria fazer a sopa . Então , ela acabava sempre por interagir comigo e eu com ela sem serem precisos brinquedos ou grandes atividades . Ela contava-me muitas histórias sim - e eu adorava as histórias dela - , mas sempre enquanto fazíamos alguma coisa e nessas alturas conversava-mos sempre . E eu acho que isso é muito importante .
É claro que também é importante tirar uns minutinhos do nosso dia para lhes ler uma história - no caso dos meus , hoje em dia fazemos ao contrário , são eles que nos lêem a história , ou para montar um puzzle, ou um jogo , etc . Mas acho que conseguimos ter uma relação com mais cumplicidade se eles souberem que estamos presentes no dia deles .
E vocês o que acham ? Que as nossas crianças precisam de tempo de qualidade ou em quantidade ?
Beijos, Carla