sexta-feira, dezembro 18, 2015

Bolachas caseiras

Costumo fazer as nossas bolachas em casa , já é um hábito que adquiri há bastante  tempo e tem resultado bem . Quem não gosta de umas bolachinhas  e ainda por cima caseiras ?

Eles gostam muito de ajudar , de esticar a massa , de usar cortadores , fazer bolachas de muitas formas e decora-las de maneiras diferentes  . Às vezes reina a confusão na minha cozinha porque vocês sabem , crianças , farinha ... nunca é um trabalho limpo mas também não teria tanta graça se fosse , não é verdade ? 

Desta vez fizemos umas de chocolate e outras de gengibre , e nem  preciso dizer-vos quais as bolachas que desapareceram primeiro pois não ?
Claro , as de chocolate !

Ficaram mesmo boas e são muito simples de fazer :
* 100gr de manteiga à temperatura ambiente
* 50gr de açucar ( usei tâmaras - faz o mesmo efeito e não é prejudicial à saude )
* 150gr de farinha
* 60gr de cacau em pó 

Como usei tâmaras para substituir o açucar , primeiro triturei-as até formar uma pasta [ atenção = existem tâmaras com e sem caroço ,opto sempre por comprar já sem caroço ] , bati com a manteiga . Depois misturei a farinha e o cacau ao preparado anterior até ficar uma massa homogênea . Depois foi a parte mais divertida , dividi uma parte de massa para cada um , eles esticaram e moldaram como entenderam .
No meu forno bastaram 10 minutos para ficarem boas e o nosso lanche teve um sabor mais doce  :)))




Beijos, Carla 


quarta-feira, dezembro 16, 2015

E as prendas ?

Bem , as prendas podem ser o que se quiser e poder oferecer , dependendo da vontade e do valor de cada um . Detesto consumismo e esta loucura em volta das prendas de Natal , por isso  os  presentes que vão existindo por cá são para as crianças e apenas um mimo  porque para mim  cada vez mais opto  por comprar o que me faz realmente falta - acho que esta coisa da idade nos traz algo de maravilhosamente  bom  :
- Experiência e Sabedoria .

Pessoalmente , dou mais valor à intenção e não estou a dizer isto só para mostrar um lado bonito - nada disso ! 
Quando ofereço algo a alguém , gosto de "perder" tempo com essa oferta , afinal  o nosso tempo e a nossa dedicação são os melhores presentes que podemos oferecer   .

Para os embrulhos vou aproveitando restinhos e papeis que tenho em casa , lãs e fitas e alguns adornos que queira colocar .
Os presentes até podem ser simbólicos  mas conseguem ficar ainda mais  delicados quando lhes colocamos um bocadinho o nosso tempo e amor .


Já vos mostrei outras formas de embrulhos , AQUI  e AQUI mas este ano apostei no glitter .... aiiii nem vos conto como ficou a mesa de trabalho , acho que ainda hoje se procurar bem e depois de já tanto esfregar ainda sou capaz de encontrar brilhantes aqui ou ali :))))


Mas cada vez mais o provérbio " do pouco se faz muito " faz mais sentido .



Beijos, Carla