sexta-feira, maio 27, 2016

Brownies de batata doce e chocolate

Muitos de vocês provavelmente já estão em modo fim de semana prolongado por isso deixo-vos aqui a receita de uma ótima sobremesa saudável para quem sabe , testarem este fim de semana  . 
Aqui em casa somos bastante gulosos , desde os pais aos filhos e adoramos experimentar receitas novas e com as quais nos identificamos . Adoro as receitas da Gabriela Oliveira , tenho alguns livros e assim que saiu este último tive de o comprar por gostar tantos das receitas dela , sejam sobremesas , pratos principais , entradas , gelados sem açucar para os miudos e tantas , tantas outras boas receitas .

A primeira receita que experimentei foram estes brownies de batata doce e chocolate - maravilhosos e que voaram num instante :)


Ingredientes : 2batatas doces ( 400grs mais ou menos ) ½ tablete de chocolate preto 200grs de tâmaras descaroçadas 1 chávena de farinha de arroz integral 3 c. sopa de cacau cru Canela em pó q.b. 1 c. chá de fermento em pó 1 c. café de bicarbonato de sódio 3 c. sopa de óleo de côco ½ chávena de leite vegetal ou água Framboesas ou morangos para decorar Coze-se a batata doce , escorre-se e retira-se a pele e tritura-se , deixa-se arrefecer e reserva-se . Pica-se grosseiramente o chocolate e reserva-se também . Trituram-se as tâmaras num processador e adiciona-se a farinha de arroz integral até obter uma mistura fina . Deita-se o cacau , a canela, o fermento e o bicarbonato e mexe-se outra vez . 
Depois junta-se o côco e o leite e volta-se a mexer . Mistura-se a batata doce e vão obter uma massa espessa , depois envolve-se o chocolate picado . Deita-se num tabuleiro retangular ( 20x30cm ) forrado a papel vegetal ou bem untado . Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 25 minutos . Deixa-se arrefecer e corta-se em quadrados e depois decora-se com a fruta escolhida .



Beijos e bom fim de semana ,
Carla .




terça-feira, maio 24, 2016

13 anos

Não posso dizer que foi o meu casamento de sonho , ainda ontém falávamos os dois sobre isso e eu disse-lhe que se fosse hoje mudava muita coisa  . 
Não convidei amigos , limitei-me a convidar os familiares mesmo próximos , 
não fiz despedida de solteira , 
escolhi o vestido de noiva sozinha - talvez de todas esta seja a mágoa maior .
 É que estar num dia que supostamente seria tão feliz e especial para nós e não ter a nossa Mãe presente custa que se farta . Parece que o dia foi passado entre o sorrir para as fotografias e o tentar esconder aquela "bola" entalada na garganta . 
Um mês depois de casada perdi a aliança - dois dias depois foi encontrada dentro da mesma igreja onde me casei por outros noivos ( descobriram por estar gravada com o nome do meu marido e com a data do nosso casamento ) .
Viémos mais cedo que o previsto da nossa lua de mel porque a minha mana de 4 anos chorava baba e ranho cada vez que falava comigo ao telefone .


13 anos de casados - diz que são bodas de linho ou renda 
Não vou dizer que estes 13 anos foram sempre fáceis e doces  , reconheço que até podia ser mais fácil porque o pior feitio quem o tem sou eu :) 
 Mas acho que durante todo este tempo a conviver com uma pessoa ao nosso lado o aprendizado é bem grande , a nossa história é real e que tal como em todos os outros relacionamentos precisa ser construída todos os dias .
Já tivemos 2 filhos , já adotámos uma cadela , já discordámos de muita coisa e ambos já cedemos por outras tantas . 
Vamos querer continuar a somar pontos e fazer das pequenas conquistas grandes vitórias , sei que às vezes vão aparecer obstáculos e nós vamos estar cá para aprender a contorna-los da melhor maneira que der .


Beijos , Carla