// Coiococol: 14/02/16 - 21/02/16

sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Brinquedos feitos em casa

 Se há coisa que gostamos de fazer cá em casa sempre que haja um tempinho é passar momentos engraçados a fazer brinquedos com lixo , sim , às vezes aquelas peças que à primeira vista não têm utilidade nenhuma podem vir a surpreender . E o engraçado  é que quem controla isso és tu com a tua imaginação .

Felizmente acho que tenho conseguido passar este gosto aos meus filhos , para além do tempo que passamos juntos a brincar "às construções de coisas novas "  também espero estar a criar-lhes memórias felizes na cabeça e no coração , e se ainda juntar o útil ao agradável dou-lhes conhecimento de reciclagem e reutilização . 

Fizemos então um gato que esconde segredos , queres ver ?


Corta uma garrafa pet pela metade ou um pouco mais que isso.

Enrola-a numa folha de jornal dobrada e cola com fita cola .

Cola também a folha de jornal ao fundo da garrafa .

E por dentro faz a mesma coisa .

Para fazer a cabeça do gato , forma uma espécie de gota com folhas de jornal .

A parte mais fina vai ser para encaixar na garrafa .

Corta dois triângulos em cartão .

Cola-os à cabeça do teu gato com fita cola .

Faz duas pequenas bolas com folhas de jornal e aproveita também para fazer os braços e o rabo com um rolinho de folha de jornal .

Cola tudo ao teu gato .

Confirma se a cabeça não cai .

De seguida com a mistura de cola branca e água em partes iguais , cola pedaços de papel de cozinha em todo o teu animal .

Vai ficar assim depois de seco .

Agora aventura-te nas pinturas , escolhemos cinzento mas podes fazer um gato branco, amarelo ou preto . É à tua escolha .

Podes pintar com várias tonalidades para o tornar mais real .

Não te esqueças de desenhar os olhos, o nariz e a boca , contorna também as patas e dá sombra nas partes mais escuras . Usa uns fios de vassoura para fazer os bigodes , basta colá-los e o teu gato vai ganhar ainda mais vida .

E depois guarda lá dentro os teus objetos secretos .

Beijos e bom fim de semana, 
Carla :)


quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Como fazer um terrário fechado

Nos terrários as plantas crescem sem sol e quase sem precisar de água , podendo durar anos sem ser podado ou adubado . É uma excelente opção para quem gosta de ter plantas em casa mas não tem muito jeito , tempo ou até mesmo espaço , pois os terrários precisam de poucos cuidados e pouco espaço .
E também é uma excelente forma de mostrar às crianças como se desenvolvem as plantas neste pequeno ecossistema .


Então precisamos de :
* 1 pote/frasco de vidro com tampa 
* pequenos seixos 
* terra
* carvão vegetal 
* planta - escolhi  suculentas por serem pequenas e de crescimento lento  
* musgo natural
* pequenos adornos de decoração ( opcional )


Começamos por nos assegurar que o frasco está limpo para evitar a proliferação de bactérias , depois  colocamos os seixos lavados no frasco de vidro .


De seguida colocamos o carvão vegetal , a terra , a planta escolhida e mais um pouco de terra por cima . Depois colocamos o musgo natural , que ajuda a manter a húmidade e é giro  fazer pequenos montes  , dá a sensação de movimento .
Borrifamos com água . E só vai ser necessário borrifar quando a terra estiver seca , o que vai ser dificil de acontecer )


 Por fim , colocam-se as decorações , escolhi uma pequena pinha natural , um coelho de brincar e 2 corações feitos com pasta de modelar .


Mas podem decorar com o que tiverem por casa , pequenos cogumelos, casinhas ou até pessoas em miniatura . Não se esqueçam de não colocar o vosso terrário em locais com sol directo !



Beijos, Carla