sexta-feira, janeiro 16, 2015

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa não é fácil , 
embora possa trazer grandes vantagens a verdade é que traz também grandes desafios  e não é sempre um mar de rosas ...
Trabalhar em casa requer muita disciplina e organização pois é muito fácil distrairmo-nos com as mais variadas coisas do nosso lar . Mas depois temos aquele lado tão bom , como conviver com as rotinas dos nossos filhos , da nossa familia , de não apanhar trânsito e chuva , e quando a qualidade de vida melhora , a nossa disposição e satisfação também melhora .

Eu tenho regras de ouro para que tudo funcione bem ,  ou pelo menos tento que isso aconteça ,
e como o Coiococol já existe há quase 9 anos , acho que estou a ir pelo bom caminho  :)
Queres conhece-las ?

1º - Não é porque trabalhamos em casa que temos que andar menos arranjadas e cuidadas :
 É importante continuar a tratar do cabelo , das mãos , etc . Eu maquilho-me quase diariamente e gosto de me sentir bonita e arranjada , por isso esquece o pijama durante o dia ! É importante para a minha auto-estima , para me sentir bem e confiante para o novo dia de trabalho .

2º - É muito importante estabelecer horários :
Se quem trabalha fora tem horários a cumprir , eu também tive que estabelecer o meu horário . Claramente  que sou previligiada para ir a uma consulta , para as reuniões escolares , quando os filhos adoecem , para um lanche ou um almoço com uma amiga , mas isso são exceções  e  não é a regra . Por isso , há que compensar depois as horas perdidas .

3º - As tarefas domésticas são : 
Antes ou depois do meu horário de trabalho e nunca durante . Nada de ir estender a roupa enquanto se espera que a madeira seque da primeira demão de tinta . 
Upss !!! Queria tanto dizer que cumpro esta regra , mas mentiria de boca cheia , por isso , finje que acreditas  e passa à frente .

4º - Não deixar para amanhã :
Temos que traçar objetivos , se nos pomos na ronha porque hoje não nos apetece ... amanhã vai apetecer menos e assim por diante , por isso ,  se queres que o teu negócio em casa funcione e ande para a frente tens que trabalhar nele e leva-lo muito a sério , porque se tu não lhe deres importância mais ninguém  lhe irá dar .

5º - Ter o teu próprio ordenado :
Quem trabalha em casa normalmente nunca sabe como vai correr aquele mês e ,
nem todos os meses temos os mesmos ganhos e as mesmas despesas , por isso é importante poupar nos meses em que se ganha mais para " proteger " os meses de menos trabalho. 

6º - Ter um sitio próprio em casa para trabalhar :
Não mistures trabalho numa área que já tenha as suas funções definidas , a meu ver , é muito importante ter um espaço próprio onde eu possa ter as minhas coisas , os meus materiais , 
onde ninguém lá vá mexer e onde sintas que estás ali para trabalhar .

7º -  A última , mas nem por isso menos importante :
Fazer as tarefas que menos gostas em primeiro lugar e deixar as mais prazeirosas para o final do dia . Todos os trabalhos têm funções melhores e piores e se escolhes as melhores para o inicio do dia , depois vai custar-te mais fazeres o que menos gostas e provavelmente vais :
* " Sair " mais cedo 
* Deixar para amanhã 
E assim começas a falhar nas  regras , o que não é de certeza aquilo que queres . Por isso, agadece ao fato de teres trabalho :)


E eu , fico muito grata por ter trabalho,
 por ter conseguido " transformar " clientes em amigos , que têm sempre palavras bonitas para me dizer . Obrigada !
:)



segunda-feira, janeiro 12, 2015

Destralhar e Simplificar

O que efetivamente precisei para organizar e destralhar toda a minha casa ?

- Depois de ter a cabeça arrumada fiz uma enorme lista , bem maior do que alguma vez imaginei ( tal como o lixo acumulado em casa !  )
Em começos de anos anteriores fazia listas de desejos para o novo ano , de sitios onde gostava de ir e locais novos a conhecer , de livros que queria ler, de metas a atingir ... 
Este ano limitei-me a fazer uma lista com aquilo que queria mudar e a primeira coisa que me veio à cabeça foi : Simplificar .

Depois de pensar, compreendi o porquê da palavra simplificar ter sido a primeira . 
É que , apesar de gostar de ter tudo organizado , a verdade é que há muitas coisas que vou arrumando a pensar que um dia ainda lhes hei-de dar uma nova oportunidade ,
 então os anos passam e enquanto isso, sem dar-mos conta , a casa vai se enchendo de tralha . E quanto menos tralha tivermos, menos tempo perdemos a limpar ! Por isso , o que quero é simplificar a minha vida  :)

E a minha lista foi :

Quartos
* Organizar roupeiros e gavetas, retirar toda a roupa que já não vestimos há mais de 2 anos seguidos - se não me fez falta até aqui , não irá fazer ! 
* Dar tudo o que está em bom estado , deitar fora o que já não tem uso .
* No quarto das crianças para além da roupa , destralhar as caixas dos brinquedos = Dar tudo o que eles já não brincam , deitar fora o que está partido ou com falta de peças .

Casa de banho
* Destralhar todas as gavetas e portas dos armários da casa de banho , deitando fora tudo o que já não usamos .
* Entregar na farmácia os medicamentos que já passaram da validade.
Os organizadores ajudam-nos a ter um lugar certo para cada objeto , a delimitar espaços e a evitar que as gavetas se transformem numa grande confusão .


Cozinha =
* Dar todos os utensilios que não uso e que só me enchem gavetas  ( ninguém precisa de 300 aventais , de 100 guardanapos de pano , de 40 individuais e por aí fora ... )
* Deitar fora todos os tupperwares que já não têm tampa e vice -versa .
* Começar a fazer menús semanais - ganho tempo e proponho-me a pensar sempre em refeições mais saudáveis sem a desculpa do  " nem sei o que fazer hoje para o jantar .... " 


Sala =
* Organizar o móvel da sala , deixando-o mais simples facilita-me a limpeza  :)
* Deitar fora os CD`S  riscados .
* Deitar fora todas as revistas de decoração no ecoponto azul .

Hall =
* Gostava de organizar todos os livros da estante por temas e dentro dos temas , depois por cores . Será que consigo ?
- Sim , consegui !


Varandas =
 Toda a gente tem um tendão de aquiles e eu também tenho o meu !
As varandas são o meu tendão de aquiles , uma delas ( a maior ) transformei-a num pequeníssimo atelier onde faço os meus trabalhos, mas com a quantidade de tecidos , ela às vezes parece um monstro de sete cabeças .
Então , tenho que : 
* Organizar tecidos por cores. 
*Deitar fora as tintas que já estão estragadas - às vezes é preciso uma cor especifica para um trabalho e se nunca mais a usar , ela acaba por secar ou ganhar grumos .
* Organizar papelada  ( sou uma desgraça com isto ! )
* Arrumar gavetas e deitar fora o que já não estiver em condições de trabalhar .

As divisões ficam bem mais bonitas e com um ar mais clean ,  mas atenção :

- Não podemos querer viver na perfeição :
Uma casa é para ser vivida e usada , para desarrumar sem receios de não tocar em nada, por isso, temos que destralhar, organizar e limpar mas sem fazer disso uma paranóia , nem cair em excessos  , de maneira a dar- nos mais espaço e sermos mais felizes .