// Coiococol: Destralhar e Simplificar

segunda-feira, janeiro 12, 2015

Destralhar e Simplificar

O que efetivamente precisei para organizar e destralhar toda a minha casa ?

- Depois de ter a cabeça arrumada fiz uma enorme lista , bem maior do que alguma vez imaginei ( tal como o lixo acumulado em casa !  )
Em começos de anos anteriores fazia listas de desejos para o novo ano , de sitios onde gostava de ir e locais novos a conhecer , de livros que queria ler, de metas a atingir ... 
Este ano limitei-me a fazer uma lista com aquilo que queria mudar e a primeira coisa que me veio à cabeça foi : Simplificar .

Depois de pensar, compreendi o porquê da palavra simplificar ter sido a primeira . 
É que , apesar de gostar de ter tudo organizado , a verdade é que há muitas coisas que vou arrumando a pensar que um dia ainda lhes hei-de dar uma nova oportunidade ,
 então os anos passam e enquanto isso, sem dar-mos conta , a casa vai se enchendo de tralha . E quanto menos tralha tivermos, menos tempo perdemos a limpar ! Por isso , o que quero é simplificar a minha vida  :)

E a minha lista foi :

Quartos
* Organizar roupeiros e gavetas, retirar toda a roupa que já não vestimos há mais de 2 anos seguidos - se não me fez falta até aqui , não irá fazer ! 
* Dar tudo o que está em bom estado , deitar fora o que já não tem uso .
* No quarto das crianças para além da roupa , destralhar as caixas dos brinquedos = Dar tudo o que eles já não brincam , deitar fora o que está partido ou com falta de peças .

Casa de banho
* Destralhar todas as gavetas e portas dos armários da casa de banho , deitando fora tudo o que já não usamos .
* Entregar na farmácia os medicamentos que já passaram da validade.
Os organizadores ajudam-nos a ter um lugar certo para cada objeto , a delimitar espaços e a evitar que as gavetas se transformem numa grande confusão .


Cozinha =
* Dar todos os utensilios que não uso e que só me enchem gavetas  ( ninguém precisa de 300 aventais , de 100 guardanapos de pano , de 40 individuais e por aí fora ... )
* Deitar fora todos os tupperwares que já não têm tampa e vice -versa .
* Começar a fazer menús semanais - ganho tempo e proponho-me a pensar sempre em refeições mais saudáveis sem a desculpa do  " nem sei o que fazer hoje para o jantar .... " 


Sala =
* Organizar o móvel da sala , deixando-o mais simples facilita-me a limpeza  :)
* Deitar fora os CD`S  riscados .
* Deitar fora todas as revistas de decoração no ecoponto azul .

Hall =
* Gostava de organizar todos os livros da estante por temas e dentro dos temas , depois por cores . Será que consigo ?
- Sim , consegui !


Varandas =
 Toda a gente tem um tendão de aquiles e eu também tenho o meu !
As varandas são o meu tendão de aquiles , uma delas ( a maior ) transformei-a num pequeníssimo atelier onde faço os meus trabalhos, mas com a quantidade de tecidos , ela às vezes parece um monstro de sete cabeças .
Então , tenho que : 
* Organizar tecidos por cores. 
*Deitar fora as tintas que já estão estragadas - às vezes é preciso uma cor especifica para um trabalho e se nunca mais a usar , ela acaba por secar ou ganhar grumos .
* Organizar papelada  ( sou uma desgraça com isto ! )
* Arrumar gavetas e deitar fora o que já não estiver em condições de trabalhar .

As divisões ficam bem mais bonitas e com um ar mais clean ,  mas atenção :

- Não podemos querer viver na perfeição :
Uma casa é para ser vivida e usada , para desarrumar sem receios de não tocar em nada, por isso, temos que destralhar, organizar e limpar mas sem fazer disso uma paranóia , nem cair em excessos  , de maneira a dar- nos mais espaço e sermos mais felizes .


Um comentário:

Marcia Leonor disse...

Eu não fiz lista mas deveria porque o ano começou à tão pouco e destralhei três armários dos quartos..a garagem e está seana a sala de jantar com uma cristaleira enorme ( e cheia de louca sem sítio para voltar) .. Chego a pensar como irei acabar a loucura de destralhar se agora tenho louca por todo o lado sem saber que fim lhe dar..mas o que tem de ser tem muita força :)