Todos os anos por esta altura a minha Avó fazia doce de tomate .
Doce de tomate num tacho de barro e num fogão a lenha , passava horas a fio a mexer o tacho sem parar - nem preciso de fechar os olhos para essa imagem me aparecer à frente , lembro-me sempre dos salpicos por todo o lado porque aquilo para tirar das paredes era um tormento ; mas o doce de tomate da minha Avó era assim uma coisa do outro mundo , de comer e chorar por mais .
Eu adorava ficar a vê-la e queria ajudar mas ela tinha medo dos salpicos quentes e só mais tarde , bem mais tarde é que me aventurei a fazer o meu doce de tomate - um dos preferidos :)*
O meu pai trouxe-me imensos tomates e para alem de os arranjar e congelar , fiz polpa de tomate e também congelei mas e o resto ? Claro , como já é tradição faço doce ! Todos os anos por esta altura há doce de tomate :)
Lavei-os muito bem e coloquei-os uns instantes em água quente para tirar a pele dos tomates com muito mais facilidade e sem demorar muito tempo .
Peles e sementes à parte e depois de os deixar a escorrer durante um tempo ( 1 horita é o suficiente ) para sair toda a água , vamos aos ingredientes :
* 800gr de tomate limpo
* 600gr de açucar ( diz quem sabe que para fazer as compotas é para usar sempre o mesmo peso para a fruta e para o açucar , mas eu retirei 200gr e está óptimo )
* casca de 1 limão ( evitar a parte branca )
* pau de canela
Colocar tudo no copo , excepto o pau de canela e triturar 15 seg. na vel 5
Depois coloca-se o pau de canela e programa -se 20 minutos , temp. 100º , vel colher inversa , por fim programe mais 20 minutos na temperatura varoma
( é importante não colocar o copo e sim o cesto por causa dos salpicos )
Deite-os em frascos esterilizados , tape bem e vire-os ao contrário :)*