estou de volta :)
O ano passado , por questões de saúde deixei as minhas resoluções de 2015 para meses depois do novo ano ter começado . Comecei sim, desde o inicio do ano a destralhar e a simplificar , começando na minha casa , na minha cabeça e com isso , tudo ao meu redor .
Um ano passou e hoje sinto mesmo que mudei por dentro . Tanto que já não me identifico com qualquer coisa , lugar ou até pessoa .Sou muito mais criteriosa nas minhas escolhas e nas minhas decisões . Muitas vezes abdiquei de mim e do meu tempo para servir os outros , para lhes dar um sorriso ou simplesmente estar presente . Não valeu a pena !
Nunca vale a pena pôr alguém à nossa frente , temos , em primeiro lugar que gostar muito de nós .
E a verdade é que ao olhar mais para mim , vi tantas coisas à minha volta que antes não via ou não queria ver . De umas gostei , de outras nem por isso .
Nestas alturas lembro-me sempre da minha Avó , que adorava citar provérbios e apropria-los com sabedoria em cada momento . Hoje sou assim um bocadinho como a minha avó e mais cego é aquele que não quer ver .
E se em 2015 as palavras chave foram destralhar e simplificar , e posso afirmar que funcionou mesmo e que eu fiquei francamente satisfeita com os resultados positivos que tive na minha vida :)
para 2016 pretendo que a palavra chave seja : Frugalidade .
Pretendo ser uma pessoa frugal , pretendo ser mais simples , leve e prudente . Pretendo evitar o desperdicio e esbanjamento - adquirir só o que me faz mesmo falta e optar pelo fabrico próprio de grande parte daquilo que preciso para o dia a dia .
Desde sempre tive muita curiosidade em saber como funcionavam as donas de casa de antigamente , na altura em que faziam os seus próprios produtos de limpeza por exemplo, como limpavam elas os moveis antes de haver os sprays , como deixavam elas a roupa sempre imaculada e a cheirar tão bem e ninguém pode falar da questão do tempo ou da falta dele , porque a grande maioria não tinha uma profissão mas trabalhava no campo, ajudava os maridos e tinha 3 ou 4 vezes um número de filhos superior ao que nós temos hoje .
Uma coisa é certa , estavam livres de quimicos que tanto nos faz mal à saúde e ao planeta ,
e às vezes dou comigo a pensar se os bens materiais são assim tão importantes ou a arte da frugalidade pode ser a resposta para a salvação do nosso planeta ?
Para mim a frugalidade promove a solidadriedade e nunca pode ser confundida com o ser avarento ou " tio patinhas " . É verdade que isto pode ser muito bonito aqui escrito mas na prática e para a minha vida não funcionar , mas se não experimentar nunca saberei e eu sou curiosa por natureza :)
Numa grande pesquisa em livros, internet e até com pessoas mais velhas já consegui várias receitas , algumas delas escandalosamente fáceis .
Ando há 3 semanas a testa-las , até agora só não gostei do resultado de uma receita mas a grande maioria está a funcionar perfeitamente e se gostarem da ideia poderei divulga-las aqui para experimentarem .
Um Bom Ano para todos ,
beijos Carla