quinta-feira, maio 21, 2015

Para a minha Avó

Estas bonecas fazem-me voltar aos tempos de miuda , em que era a minha avó que me fazia bonecas  de pano e as roupas mais giras com restinhos de tecidos - nada era desperdiçado , tudo era aproveitado . Podiam ser roupas gastas do tempo e do trabalho , podiam ser lençois que se rompiam e se transformavam sempre em qualquer coisa ,podia ser qualquer coisa transformada noutra coisa ainda melhor . Nada combinava com nada mas tudo junto ficava bonito .
Naquela velhinha máquina de costura da Singer encostada à parede da cozinha , a minha avó vestida de preto porque a maior das desgraças lhe bateu à porta , aquela desgraça que nenhuma mãe é capaz de imaginar nem se quer sentir a dor , a dor da perda , a perda de um filho . Aquela roupa que a fazia triste , aquela tristeza que se sentia no olhar de quem perdeu uma parte dela . Aquela parte que faz o nosso coração pulsar , que faz ter forças para tudo o resto . Aquele resto que é nada quando temos quem amamos junto do nosso peito . Aquele peito que fica apertado todos os dias porque o nosso bem me quer partiu para outro lugar . Aquele lugar que imaginamos mas não o conseguimos ver nem cheirar . Aquele cheiro que ela tinha quando me deitava no colo dela atrás da porta da cozinha a ouvir a chuva e a contar-me  histórias . Aquelas histórias que eu pedia vezes sem conta e nunca me cansava de as ouvir porque contadas por ela tinham um gosto melhor . Aquele gosto de tudo o que era feito , ser feito com amor . Aquele amor que só se sente de uma Avó . Aquelas avós que estão sempre presentes na vida dos netos . Aqueles netos que terão uma boa recordação para um dia mais tarde contar aos seus filhos . Aqueles filhos que vão gostar de ouvir os pais a falar dos seus avós . Aqueles avós que deixam uma grande saudade porque um dia foram muito presentes .


Beijos, Carla




2 comentários:

Paula Alexandra Santos disse...

Também gostava de ter tido uma ou duas avós dessas. Mas infelizmente, nunca tive esse tipo de relação com as minhas...
A boneca é linda!
Beijinhos!
:)

sandra disse...

A minha avó simplesmente foi o meu tudo que um dia partiu e me deixou sem nada até Deus me dar a bênção de engravidar e aí voltei a ter tudo que tinha perdido,bjinhos