Hoje em dia , parece que as pessoas estão mais preocupadas com a alimentação e tudo o que ela pode trazer para as suas vidas . O bom e o mau .
Já todos sabemos do mal que o açucar refinado nos causa e das doenças que dele podem vir , nomeadamente , o cancro . Aquela terrível doença que tem batido à porta de quase toda a gente e que só o nome é assustador .
De há uns 4 anos para cá temos mudado muito a nossa alimentação e já postei aqui várias receitas sem açucar e/ou sem glúten para sobremesas . Posso dizer-vos que esta mudança , no caso do meu marido radical ( eu e os miúdos ainda vamos pecando de quando em vez !!! ) trouxe grandes melhorias . A mais notória foi a do leite , deixei de comprar leite de vaca substituindo-o por leite de soja , claro que ao inicio estranhamos o sabor mas as constantes dores de barriga também desapareceram de imediato . E isso deu-nos logo que pensar !
Parece que estamos no bom caminho , por isso vamos continuando :)
Mas às vezes também nos apetecem doces , doces daqueles que imaginamos que tem carradas de açucar e imensas calorias porque o nosso corpo cria hábitos que depois é dificil deixa-los e a nossa cabeça tem um poder de ser muito traiçoeira .
Com o tempo o açucar vai realmente perdendo o poder no nosso organismo mas no inicio sente -se falta e são precisos alguns truques para enganar o nosso corpo . Um deles é substituir o açucar por tâmaras , as tâmaras são muito doces e nenhum bolo que leve tâmaras vai ser menos doce que um que leve açucar refinado , a diferença é que vai ser mais saudável .
Ao contrário do que se pensa é muito fácil cozinhar sem açucar e nós que nem apreciamos muito o sabor do côco adoramos esta sobremesa porque não fica nada enjoativo como alguns doces de côco e é simples, mas tão simples de fazer que nem dá para acreditar .
Ingredientes :
100gr de côco
100gr de tâmaras sem caroço
2 colheres de sopa de cacau cru
Triturei tudo na bimby mas pode ser em qualquer outro processador de alimentos.
Depois é só fazer bolinhas , tipo trufas .
Beijos , Carla
4 comentários:
Parecem bem bons!
Gostei! Nós por cá também estamos a fazer tudo para cortar no açúcar, ainda assim de vez em quando dou um doce às crianças para o açúcar não ser visto como um fruto proibido e sim que faz mal à saúde. O corte do glúten é que tenho que fazer com mais frequência. bj e obrigada pela receita. Prática e com sabores que adoro.
Concordo contigo. Ninguém pensa no açúcar como um demónio dos tempos modernos, mas a verdade é que é. É altamente aditivo, desregula os nossos níveis de energia e não é nada saudável. Além disso, é terrível nas crianças, dá-lhes picos de energia nada naturais e afecta-lhes a concentração e a aprendizagem. Quando era pequena, só comia um chocolate ou um rebuçado por festa. Passava dias e dias sem comer guloseimas e cresci muito bem, melhor que as crianças de agora. Conheço exemplos de crianças que comem rebuçados, gomas, chocolates, todos os dias. E nota-se o efeito nefasto do açúcar no comportamento :(
Acho fantástico inculcares estas práticas saudáveis nos teus miúdos. E um pecado, sendo só de vez em quando, também não faz assim tão mal.
Essas bolinhas doces têm um aspecto delicioso, lá terei que experimentar fazer :)
Beijinhos e bom fim de semana!
Vou fazer também. Nem precisam de ir ao forno, boa!
Postar um comentário