sexta-feira, dezembro 18, 2015

Bolachas caseiras

Costumo fazer as nossas bolachas em casa , já é um hábito que adquiri há bastante  tempo e tem resultado bem . Quem não gosta de umas bolachinhas  e ainda por cima caseiras ?

Eles gostam muito de ajudar , de esticar a massa , de usar cortadores , fazer bolachas de muitas formas e decora-las de maneiras diferentes  . Às vezes reina a confusão na minha cozinha porque vocês sabem , crianças , farinha ... nunca é um trabalho limpo mas também não teria tanta graça se fosse , não é verdade ? 

Desta vez fizemos umas de chocolate e outras de gengibre , e nem  preciso dizer-vos quais as bolachas que desapareceram primeiro pois não ?
Claro , as de chocolate !

Ficaram mesmo boas e são muito simples de fazer :
* 100gr de manteiga à temperatura ambiente
* 50gr de açucar ( usei tâmaras - faz o mesmo efeito e não é prejudicial à saude )
* 150gr de farinha
* 60gr de cacau em pó 

Como usei tâmaras para substituir o açucar , primeiro triturei-as até formar uma pasta [ atenção = existem tâmaras com e sem caroço ,opto sempre por comprar já sem caroço ] , bati com a manteiga . Depois misturei a farinha e o cacau ao preparado anterior até ficar uma massa homogênea . Depois foi a parte mais divertida , dividi uma parte de massa para cada um , eles esticaram e moldaram como entenderam .
No meu forno bastaram 10 minutos para ficarem boas e o nosso lanche teve um sabor mais doce  :)))




Beijos, Carla 


10 comentários:

estrela disse...

mas que bela ideia agora para oferecer no Natal!!!

Andréia Pereira disse...

Que bagunça mais gostosa, não é verdade?
Beijos

Catarina disse...

E que aspecto mais deliciosa que têm as vossas bolachas!
Cá em casa as bolachas são sempre feitas por mim. Muito mais saudáveis e na minha opinião muito mellhores!!
Eu imagino o estado dessa cozinha com crianças, se na minha sem crianças ás vezes já é uma confusão!! Mas também acredito que seja super divertido, os miúdos devem adorar!
Beijinho enorme minha querida, tem um bom fim de semana.

Susana Andrade disse...

Amanhã essas bolachas vão sair do meu forno ;o) Já não tenho tâmaras por isso vou usar açúcar, hoje prometi que só iria novamente a supermercado antes do Natal se fosse mesmo muito importante e apesar de achar as bolachas merecedoras, amanhã é fim de semana e supermercados ao fim de semana, eu fujo ;o) Beijinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

É gostoso e gratificante pois envolve a família!
Festas bem Felizes!

Os olhares da Gracinha! disse...

É gostoso e gratificante pois envolve a família!
Festas bem Felizes!

Poções de Arte disse...

rsrs realmente não teria graça se fosse um trabalho limpo rsrs.
Adorei ver as mãozinhas trabalhando e também gostei dos cortadores diferentes.

Que Deus esteja com vc e toda a família neste Natal!
Que todas as bênçãos do nascimento de Cristo perdurem em todos os dias do novo ano e que vocês possam estar sempre aos pés dEle, pois é o único que pode nos dar a alegria verdadeira, aliviar nossas dores e nos dar a vida eterna.
Boas Festas!

Abraços esmagadores.

Diana Machado disse...

um beijinho e um óptimo Natal :)

Velud'arte disse...

Uau Carla... Se eu substituir a farinha por farinha de arroz e a manteiga por margarina de soja, a minha sobrinha pode comer... Para ela tenho de evitar o trigo, o ovo e a lactose. Que bom não precisar de ovo! Se ficarem boas digo-te, porque realmente farinha de arroz também é mais saudável! Beijinho. Vou levar a receita ;)
PS - tenho de comprar um cortador desses!

Velud'arte disse...

Carla, fiz as bolachninhas e ficaram muito boas, com farinha de arroz. As meninas devoraram-nas. A pasta de tâmaras é que ainda não me correu bem. Ficou granulada. Trituras em que maquina? Beijinho