Já aqui o disse várias vezes , mas volto a repetir :
- Os melhores passeios para nós são estes , caminhar pelo verde , ir sem destino certo e descobrir coisas novas , vê-los aos dois a correr livremente e sem medos , sem as palavras que mais dizemos -cuidado-com-a-estrada- , -sobe-para-cima-do-passeio- , -olha-o-carro- , -não-vás-por-aí-porque-podes-magoar-te- .... e tantas , tantas outras que faz das nossas crianças pequeninos robots que só seguem orientações dos mais velhos e os bloqueiam para novas descobertas , aprendizagens e sensações .
Cada vez mais aprecio andar pelo campo, a facilidade com que se respira melhor é incrível e para não falar que parece que os problemas e a sensação de peso em cima dos ombros desaparece , temos uma sensação de liberdade ilimitada e pena tenho eu de não ter um sitio destes perto de casa para caminhadas diárias sem o som das buzinas pelo meio . Mas infelizmente ainda vivo num local onde tudo nos hiperestimula , à frente da nossa casa passam carros a toda a hora , existem imagens demais , fumo demais , barulho demais ... mas se pensarmos , não precisamos disso para nada !
Viver é o suficiente , a terra é onde as nossas raízes estão :)
As férias estão a acabar , nestes últimos dias temos aproveitado para caminhar , fazer piqueniques com direito a cesto de verga e tudo e na hora de voltar para casa dá uma nostalgia tão grande .
Para as crianças não há nada como a sensação de tocar na terra, de explorar o mundo , de descobrir , de reconhecer . E a verdade é que elas só aprendem assim , vivendo , fazendo , tocando .
Entre o mar e a serra , o local escolhido para uma paragem , crianças com sede , cadela também . Foi mesmo aqui que nos sentámos e fizemos mais planos , agora aquela paisagem é testemunha do que se falou , do que se riu e do que se desejou para o futuro e continuar com as caminhadas pelo meio da natureza é um desses planos :)
Atividade :
Trouxemos flores para casa , não havia muita variedade e esta experiência é mais gira quando há mais variedade de plantas para eles verem a diferença entre elas - cores , tamanhos , texturas e por aí , mas, estamos no Verão e a maior parte já estava seco ... então apanhamos as que haviam :)
Em casa colocamo-las dentro de livros e como na minha estante já não há espaço para mais livros ( por falar nisso tenho que arranjar alguma solução porque tenho uns quantos livros em lista de espera ) eles ficaram mesmo apertados e as flores secaram naturalmente e ficaram giras . Depois as crianças podem decorar qualquer coisa com elas , caixas , desenhos , fazer colagens , é só puxar pela imaginação .
Espero que tenham gostado , boas atividades ;)
Beijos , Carla
6 comentários:
Concordo tanto contigo nessa questão dos passeios... adoro passear com as minhas filhas e marido pelo campo.
Que giro esse verde todo!
Concordo com o que dizes...
Ainda não sequei valores com os pequenos lá por casa... Mas foi uma atividade bem lembrada!
Beijinhos e bom fim de semana.!
Que post tão giro ,que familia tão linda .
Gosto de ver e ler pessoas que estão taõ bem com a vida ,que gastam o seu tempo a investir em SER FELIZ .
Há coisa melhor ?
Carlinha ,também faz me falat muitas vezes a tranquilidade do campo ,estar e sentir a natureza .Por isso de vez em quando há que fazer escapadinhas .
Gostei muito deste post
Bom fim de semana
bjs
Lulu
Olá, Carla.
No contacto com a natureza é que a gente encontra a vida e se reencontra.
Vivo numa cidadezinha de litoral, em que estou entre o mar e o verde da floresta, mas com a as facilidades da cidade grande bem próximo.
Um pequeno pedaço do paraíso que me energiza.
Fiz tantos trabalhos de colagem com flores secas =)
A criançada adora.
um bj amg
Sem dúvida que esses são os meus passeios favoritos... E para as crianças não há nada melhor:)
Uma boa semana, beijinho,
Manuela
Que bonito passeio! Em todos os sentidos!
Postar um comentário