// Coiococol: Atividades sensoriais

quinta-feira, novembro 05, 2015

Atividades sensoriais

Sabem aquelas memórias de infância que não conseguimos esquecer e ainda nos lembramos de certos aromas desse mesmo tempo ? 
E às vezes quase conseguimos voltar ao passado e vivenciar tudo outra vez ? 
Algumas pessoas têm saudades de sentir os pés descalços na rua , do cheiro do café nas cafeteiras das avós, de subir em cima das àrvores , de se meter dentro dos tanques da roupa e tomar banho ali mesmo .... Hoje em dia o espaço das crianças é  bem mais limitado e claro , perdem muito com isso , incluindo os estimulos sensoriais .

É que as crianças aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos  sentidos  ao mesmo tempo .

A visão e a audição são os sentidos mais estimulados mas conseguimos facilmente estimular outros se olharmos para certas brincadeiras de maneira diferente . Nas férias de verão fizemos esta atividade e foi absolutamente surpreendente . Eles viram folhas e lápis de cor e acharam que iam apenas desenhar , afinal  o nosso cérebro já associa  as folhas e os lápis coloridos ao desenho , não é verdade ?

Mas e se isso for só meia verdade ? 
Vamos lá baralhar um bocadinho o nosso cérebro !
Vamos desenhar mas ... de olhos fechados . Eles ficaram quase que em pânico : O quê ? Mas eu não sei desenhar assim ! Vai sair tudo mal e por aí fora ...

Já experimentámos várias atividades sensoriais mas  experimentando texturas, aromas e sempre voltadas para o audiovisual . E nunca as fizemos de olhos fechados . 

Então , à vez cada um dizia uma palavra e teriamos que desenhar esse objecto ou personagem de olhos fechados . Conseguimos surpreender-nos muito positivamente , afinal o nosso cérebro tem uma memória fantástica e mesmo sem ver o que estávamos a desenhar ao certo , a verdade é que saíram balões , flores , casas , peças de roupa e por aí fora perfeitos para quem , pela primeira vez os desenhou sem usar a visão . 





Beijos, Carla 


2 comentários:

Opinante disse...

É sempre uma óptima surpresa ;)

estrela disse...

gostei desse método bem interessante!