// Coiococol: Como fazer seitan

quinta-feira, novembro 12, 2015

Como fazer seitan

Não sou vegetariana , mas confesso que tenho pena de não ter força de vontade o suficiente para deixar de comer peixe - que adoro !
A carne, essa a mim já não me diz muito  para não dizer nada , há muito tempo . 

Provei uma única vez seitan de compra e jurei para nunca mais , aqui acho que o provérbio  nunca digas nunca não vai funcionar comigo porque não tenciono mesmo fazê-lo . Para além de ter um aspecto duvidoso e os olhos também comem , o sabor não me conquistou nem um bocadinho !!!

O meu marido é vegetariano e por isso é fácil e habitual eu provar o que ele come , porque por acaso 
 até sou eu que lhe preparo as refeições ahahah 
Os livros da Gabriela Oliveira são uma excelente ajuda na preparação de comidinhas vegetarianas e saudáveis e este seitan eu gosto tanto :)))

Numa taça coloca-se 1 chávena de gluten de trigo , 1 c. de farinha sem fermento   , 1 c. de farinha integral , 1 c. de café de alho em pó , pimentão doce e gengibre em pó . Mistura-se tudo .

À parte junta-se 1 chávena ( a mesma medida do gluten )  de água e uma c. de molho de soja .

Vertem-se estes liquidos sobre as farinhas e mexe-se rápidamente . 


 Pode formar-se uma bola ou a forma desejada , no caso fiz um rolo .


Depois é só levar a cozer com água até cobrir o seitan, 2 c. de molho de soja , 1 folha de louro, 1 dente de alho esmagado, 1 cebola pequena ,  folhas de mangericão a gosto e um bocadinho de azeite durante 30 minutos na panela de pressão . É claro que aqui os tempêros são ao gosto de cada um .

O seitan depois de pronto pode ser usado em várias receitas , eu coloquei-o fatiado no forno com legumes cozidos ao vapor . E podem também congela-lo .


Beijos , Carla 




Um comentário:

O meu pensamento viaja disse...

Tudo menos isso, amiga. Isso eu não como. E já provei, sim!
Beijo