sexta-feira, abril 17, 2015

E tu és feliz ?


Para mim a felicidade depende de alguns fatores : se estamos bem connosco  , nos nossos relacionamentos , na nossa profissão , na maneira como encaramos um problema e consequentemente o resolvemos , e por aí fora . 
Logo se algum fator estiver afetado , inconsequentemente atingimos os outros .

O Homem sempre procurou a felicidade . Mas como sabemos nós medir a felicidade plena de uma pessoa ? É dificil definir rigorosamente o que é ser feliz , porque aquilo que é válido para mim pode não ser para ti , a minha satisfação pode ser o sofrimento para outras pessoas , o meu comportamento e estilo de vida pode não ser o que tu idealizaste para ti . Assim eu considero que a felicidade é algo muito pessoal , individual e intransferível.

Os Hindus criaram uma  técnica de auto-avaliação pessoal separada por setores para encontrarmos um equilibrio pessoal e medir a nossa felicidade , criaram a Roda da Vida .
A Roda da Vida é um circulo , geralmente dividido em 12 partes iguais  e cada uma delas é essencial para o nosso equilibrio pessoal . E , com uma pontuação de 0 a 10 avaliamos cada área da nossa vida e o que queremos melhorar , sendo 0 nada e 10 completamente satisfeito .

Na área pessoal temos :
- Saúde e disposição
- Desenvolvimento intelectual
- Equilibrio emocional 

Na área profissional temos :
- Realização e propósito
- Recursos financeiros
- Contribuição social

Na área dos relacionamentos temos :
- Familia
- Relacionamentos amorosos
- Vida social

Na área de qualidade de vida temos :
- Criatividade , hobbies e diversão 
- Plenitude e felicidade 
- Espiritualidade 


Para fazer este exercício só precisamos de 15 minutos do nosso dia e , já agora , ser completamente sincero com as pontuações :)
Refletindo sobre cada área da nossa vida iremos perceber as que estão a precisar de mais atenção e empenho da nossa parte . É uma oportunidade de nos conhecermos melhor avaliando os nossos pontos fortes e também os fracos, claro . Boa sorte e ...
... Sejam Felizes !



Um comentário:

Carmem Grinheiro disse...

Bom dia, Carla
Não conhecia esta "Roda da Vida" - interessante.
A felicidade reside nas coisas mais pequeninas, do dia a dia, mas, sem dúvida, precisamos de estabilidade ao nível mais básico da dignidade humana.

bj amg